Novo Marco Regulatório da ANTT: Adequação, MONITRIIP, Indicadores de Desempenho, Gestão Integrada e Ferramentas Digitais para o Transporte Rodoviário

Com a implementação do Novo Marco Regulatório para o Transporte Regular Rodoviário Coletivo Interestadual de Passageiros, as empresas de transporte precisam se adaptar rapidamente às novas exigências da ANTT.

O objetivo principal desse marco é garantir a prestação adequada de serviços, aumentar a competitividade e oferecer mais opções de transporte para os passageiros. Para atender a essas demandas, é essencial que as empresas acompanhem de perto os indicadores de desempenho exigidos, como o cumprimento de viagens e pontualidade. Esses indicadores são fundamentais para a avaliação das operadoras e podem impactar diretamente na classificação das empresas ao Nível ANTT.

O resultado de cada indicador será expresso em níveis, classificados como 1, 2, 3 e 4, sendo o 1 o melhor nível e o 4 o pior nível. I – Cumprimento de viagens, II – Transmissão de bilhetes, III – Pontualidade e IV – Generalidade. A ANTT está recebendo os dados de viagens cadastradas/habilitadas conforme Termos de Autorização (TAR) cadastrados no sistema SIGMA para validação.

Todos os dados enviados pelo MONITRIIP já estão sendo recebidos pela ANTT. Para os parâmetros dos indicadores de Cumprimento de Viagens, Transmissão de Bilhetes e Pontualidade os níveis se encontram da seguinte maneira:

NÍVEL 1: PARA IGUAL OU SUPERIOR A 80%

NÍVEL 2: PARA IGUAL OU SUPERIOR 50% E INFERIOR A 80%

NÍVEL 3: PARA IGUAL OU SUPERIOR A 30% E INFERIOR A 50%

NÍVEL 4: PARA INFERIOR A 30% OU INDEFINIDO.

Para o indicador de Generalidade, os números exigidos são:

NÍVEL 1: PARA IGE IGUAL OU SUPERIOR A 20%

NÍVEL 2: PARA IGE IGUAL OU SUPERIOR A 10% E INFERIOR A 20%

NÍVEL 3: PARA IGE IGUAL OU SUPERIOR A 8% E INFERIOR A 10%

NÍVEL 4: PARA IGE INFERIOR A 8% OU INDEFINIDO.

Para garantir a conformidade com o regulamento e entender as exigências estabelecidas, é necessário o envio de informações detalhadas sobre bilhetes de passagem emitidos e cancelados, passageiros/bilhetes embarcados (check-in) e passageiros/bilhetes não embarcados (no-show).

A adoção de um sistema de gestão integrado, como os Sistemas E-trip e SING da Tryvia, é crucial nesse processo. Com uma plataforma completa e integrada com os sistemas de venda, é possível controlar viagens planejadas e executadas, suas paradas, registrar ocorrências, índices de velocidade, tempo e localização, marcos de início e fim de viagem e número de embarques e não embarques facilitando o envio de dados e assegurando a transparência e adequação.

A ANTT determinou o período de adequação até dezembro de 2024, as empresas atualizaram seus cadastros e se adaptaram aos sistemas de gestão para enviar as informações necessárias recolhidas pelo MONITRIIP.

No entanto, conforme reunião da Tryvia com a ANTT concluída no dia 22 de janeiro de 2025, foi informado que os dados não estão sendo validados até 08 de fevereiro deste ano em função de uma inconsistência na parte cadastral e alterações do SIGMA. Nesta data, as validações serão reestabelecidas.

A adaptação é essencial para garantir que todos os processos estejam alinhados às exigências da ANTT, evitando falhas que possam prejudicar o desempenho da empresa. Além disso, é fundamental que as equipes sejam capacitadas para operar os sistemas atualizados e garantir o envio correto dos dados, reduzindo erros e aumentando a eficiência operacional.

A utilização do novo app E-trip, além de adequar a empresa ao Novo Marco Regulatório ela pode contar com outras ferramentas que permitem o processo de check-in e no show de passageiros e a validação das viagens feitas de forma rápida e eficiente, garantindo que todas as informações críticas sejam registradas e enviadas em tempo real. É possível também acompanhar os resultados por meio de relatórios de desempenho permitindo que as empresas ajustem suas estratégias conforme necessário, visando sempre alcançar os melhores níveis de qualidade do serviço prestado. Com a parceria certa e ferramentas inovadoras, sua empresa estará bem equipada para atender às exigências do Novo Marco Regulatório, alcançando excelência operacional no setor de transporte rodoviário coletivo.

Fale com a Tryvia e garanta mais segurança, eficiência e economia para sua operação. Whatsapp Comercial: +55 21 99474-9224.

 

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